7 de maio de 2009

2.2 trilhões

Dizem que 40 bilhões de dólares seriam necessários para resolver o problema da fome no mundo. Não haveria mais nenhum menininho terrivelmente magro e sem futuro, em nenhum canto do planeta. Não sei como calcularam este número. Mas digamos que esteja subestimado. Digamos que seja o dobro. Ou o triplo.

Com 120 bilhões o mundo seria um lugar mais justo.

Não houve passeata, discurso político ou filosófico ou foto que sensibilizasse. Não houve documentário, ONG, lobby ou pressão que resolvesse.

Mas em uma semana, os mesmos líderes, as mesmas potências, tiraram da cartola 2.2 trilhões de dólares (700 bi nos EUA, 1.5 tri na Europa) para salvar da fome quem já estava de barriga cheia. Bancos e investidores.

Trecho de texto do Gondim.

2 comentários:

  1. Sobre este assunto:
    o Bono, do U2 já havia se manifestado, mencionando 20 bi pra acabar com a fome na África;
    No filme "Caixa 2", no momento em que a maracutaia fracassa, o testa de ferro reclama com o ricaço: "E os meus 5 milhões de comissão?" Ao que o ricaço devolve: "E eu, que perdi 50? Vc, sem os 5 continua pobre; eu, sem os 50, continuo rico. Fica tudo igual"...

    ResponderExcluir
  2. Bom, o Gondim pode fazer aquele negócio do passarinho, como ensinou o Betinho, jogar umas gotinhas de água no incêndio e quando alguém perguntar, responder: estou fazendo a minha parte. Neemias ensinou isso, também.

    ResponderExcluir