25 de janeiro de 2010

Até livro rolou

2009 foi um ano e tanto. Talvez o mais marcante para mim foi a história superficial e pobremente descrita no texto 'um próximo passo'. Mas não foi só isso. Foi também o ano dos improváveis lançamentos de dois livros que escrevi. Obviamente não teve a mesma pompa dos dois livros do Paulo Brabo (6 Passos e Bacia das Almas), infinitamente melhores e mais relevantes que os meus. Na verdade, meus livros nem foram publicados, no sentido editorial do termo. Foi tão somente um auto-lançamento eletrônico.

O interessante do e-book é que você é alimentado com a falsa mas agradável sensação de que um monte de gente leu seus livros. Segundo as estatísticas dos respectivos sites onde estão depositados os volumes, o livrinho infantil 'O Violino Mágico' (ilustrado pelo amigo Guilherme Karsten) foi visualizado 778 vezes, enquanto a série de contos montanheses 'Incríveis Histórias Medíocres de Montanha' alcançou a marca de 823 downloads. E, acreditem, isso é realmente muita cosia para mim. É evidente que entre baixar gratuitamente e ler existe um abismo enorme, extraordinariamente maior que entre comprar e ler. Mas tudo bem. Somos movidos por ilusões.

O terceiro livro está pronto, mas caí na infeliz tentação de enviá-lo para algumas editoras na esperança de entrar para o seleto mundo dos 'realmente publicados' - ou dos ecologicamente incorretos 'publicados em papel', para o bem do ego e o mal das florestas. Completei em dezembro 10 meses aguardando alguma resposta, qualquer que fosse. Cheguei ao ponto de entrar em contato com as editoras implorando algum sinal, qualquer um - a rejeição é muito menos amarga que o desprezo. O melhor que consegui foi um: 'se não houve resposta é porque o original deve ter sido lido e descartado'. Ter sido lido e descartado não é problema. O problema é o 'deve'.

Agora, porém, começa um novo ano. Vou tentar diagramar o livro bonitinho e lançar o terceiro e-book da minha vida. Não sei se isso conta pra trilogia 'livro, árvore e filho' - se contar já posso morrer em paz. Caso você acompanhe esse blogzinho mequetrefe, será o primeiro a saber caso eu realmente leve até o fim essa idéia besta e o livro apareça na rede mundial.

Por hora, relembro a todos os links dos dois livrinhos de 2009, ainda em clima de retrospectiva.

O Violino Mágico
Incríveis Histórias Medíocres de Montanha

Um comentário:

  1. Vale, sim (e-book para a trilogia "livro, árvore, filho");
    Aliás, acho que devemos, no séc 21, alterar para "tetralogia": livro, árvore, filho, blogue.
    Quanto aos downloads não representarem leituras, fique tranquilo: o livro do prof S. Hawkins tb foi sucesso de vendas, mas nunca soube de alguém que o tenha lido...
    Aguardo o teu terceiro...

    ResponderExcluir