25 de fevereiro de 2010

Reflexo

Dallmarco não queria ver o sol. Suspeitava que a luz lhe arrancaria a pele, deixando-o em carne viva, liquifazendo-o como a uma lesma aspergida por sal. Preferia permanecer trancado em casa, jogado no sofá ou na cama, onde luz nenhuma entrava. As janelas estavam todas ornadas com pesadas cortinas, 3 ou 4 camadas delas. Há pelo menos 4 anos não eram abertas. Passava a maior parte do dia comendo compulsivamente ou dormindo profundamente, quase desmaiado.

Num dia claro de sol, Dallmarco permanecia com o corpo balofo e pálido inerte, estirado sobre a cama, em sono profundo, cercado de farelos e baratas. Na rua em frente a sua casa, um pequeno grupo de meninos, o maior com 12 anos, reunira-se conforme há muito haviam planejado. Temiam o fantasma gordo mais do que tudo, mas desejavam ardentemente expor sua pele branca à luz do dia, com a mesma curiosidade de quem caça lesmas com um saleiro. Curiosamente foi Caco quem atirou a pedra que espatifou o vidro e balançou as pesadas cortinas. Como não houve nenhuma resposta do lado de dentro da casa, uma chuva de pedras tratou de seguir a primeira, fustigando as cortinas que moveram-se sobre os trilhos abrindo uma generosa fresta. A luz do sol entrou displicente pelo vão e deitou-se suave sobre a pele branca de Dallmarco que acordou confuso. Há muito tempo as pupilas reclusas do homem não se comprimiam tanto. Cegado pela luz, disperso pelo despertar tumultuado, atordoado pelas pedras que safaram-se das cortinas e o encontraram na cama, Dallmarco correu na direção do clarão na vertigem de tentar impedi-lo de entrar. Correndo atabalhoado, feriu os pés nos estilhaços de vidro, alternando-se em pulos de um pé só e, levando a mão aos cortes, ainda em pulos descoordenados, desequilibrou-se despencando pelo vão da janela, levando consigo as cortinas e chocando-se violentamente contra o chão de pedra do jardim.

Quase fiquei cego diante do ofuscante reflexo do sol sobre a pele branca daquele corpo enorme estirado na calçada, antes de deixar cair a última pedra que tinha na mão e correr apavorado.

2 comentários:

  1. cara, que historia angustiante.. tem continuaçao? parece tipo.. a casa monstro o.o bizarro!

    abço

    ResponderExcluir
  2. Menino malvado e sapeca!!!

    ResponderExcluir