8 de fevereiro de 2010

A terra é plana

Na solidão da ilha de Patmos, o velho João viu a terra ficando plana. Literalistas como Tim LaHaye acreditam do fundo do coração que isso acontecerá como descrito, com a mão de Deus, no fim dos tempos, aplainando o maravilhoso relevo do nosso planetinha. E o cara ganha um bom dinheiro escrevendo livros sobre isso. Eu, como um velho montanhês apaixonado por escarpas rochosas, espero sinceramente que isso jamais aconteça, apesar da amostra prévia que tivemos aqui em Blumenau em novembro de 2008.

É preciso lembrar, no entanto, que nos tempos de João a principal consequência nefasta de um relevo acidentado era o isolamento dos povos. Locais e pessoas tornavam-se inacessíveis, senão a duríssimas penas, por conta das ondulações vertiginosas da superfície do planeta. Para visitar a tia doente, um homem deveria cruzar vales e montanhas, desafiar colinas e desfiladeiros, em dias e dias de caminhada fatigante e perigosa. Evidentemente, de um outro ponto de vista, esse mesmo problema poderia tornar-se uma proteção contra ataques de exércitos pouco amistosos. Mas essa questão não vem ao caso agora. Quero me concentrar no problema da comunicação, da acessibilidade.

Há poucos dias uma austríaca que vive na China fez contato comigo. Ela escreveu um livro em inglês, que foi ilustrado por um filipino e será traduzido para o chinês. Procurava então alguém para fazer o projeto gráfico do livro e achou que este brasileiro aqui do sul cairia bem. Para facilitar meu trabalho, uma amiga de Manaus traduziu o original para o português.

Pense bem meu amigo. Em duas parcas semanas, Áustria, Estados Unidas, China, Filipinas e os dois extremos do continental Brasil se envolveram de alguma forma em um mesmo projeto, quase como quem senta numa mesa para conversar. A terra é plana! E o melhor de tudo, não foi preciso destruir as serras e cordilheiras.

2 comentários:

  1. Oh, my God! Seremos invadidos!

    ResponderExcluir
  2. Que vivam as serras e cordilheiras, pelos séculos dos séculos amém!!!!

    ResponderExcluir