18 de agosto de 2011

Profissão de fé

Por  Frei Betto

Prefiro um ateu que ama o próximo a um devoto que o oprime. Não creio no deus dos torturadores e dos protocolos oficiais, no deus dos anúncios comerciais e dos fundamentalistas obcecados; no deus dos senhores de escravos e dos cardeais que louvam os donos do capital. Nesse sentido, também sou ateu.

Creio no Deus desaprisionado do Vaticano e de todas a religiões existentes e por existir. Deus que precede todos os batismos, pré-existe aos sacramentos e desborda de todas as doutrinas religiosas. Livre dos teólogos, derrama-se graciosamente no coração de todos, crentes e ateus, bons e maus, dos que se julgam salvos e dos que se creem filhos da perdição, e dos que são indiferentes aos abismos misteriosos do pós-morte.

Creio no Deus que não tem religião, criador do Universo, doador da vida e da fé, presente em plenitude na natureza e nos seres humanos.

Creio no Deus da fé de Jesus, Deus que se aninha no ventre vazio da mendiga e se deita na rede para descansar dos desmandos do mundo. Deus da Arca de Noé, dos cavalos de fogo de Elias, da baleia de Jonas. Deus que extrapola a nossa fé, discorda de nossos juízos e ri de nossas pretensões; enfada-se com nossos sermões moralistas e diverte-se quando o nosso destempero profere blasfêmias.

Creio no Deus de Jesus. Seu nome é Amor; sua imagem, o próximo.

Frei Betto é escritor, autor, em parceria com Leonardo Boff,
de “Mística e Espiritualidade” (Vozes), entre outros livros.

3 comentários:

  1. Olá!
    Muito bom te ler.
    Gostei do texto compartilhado aqui.
    Estou começando na blogosfera e gostaria de lhe pedir permissão para postar esse texto que você compartilhou aqui, em meu blog.
    Volto para lhe visitar e ver se a permissão foi concedida.
    Um afetuoso abraço,
    Paz!

    Pérola
    http://rascunhosdaperola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Pérola. Fique à vontade pra esse ou qualquer outro texto daqui. CIta a fonte, coloca um link lá e usa como quiser. O texto do post aí em cima é do Frei Betto, créditos pra ele :).

    ResponderExcluir
  3. Muito grata, Tuco!^^
    Farei exatamente assim.

    ResponderExcluir