7 de setembro de 2009

Clube social irrelevante

Trechos de carta de Martin Lutther King escrita num
canto escuro e solitário de uma prisão em Birmingham,
em 16 de abril de 1963.


"Indivíduos podem ver a luz da moral e renunciar voluntariamente às suas posturas injustas; mas, como Reinhold Niebuhr lembrou-nos, grupos tendem a ser mais imorais do que indivíduos."

"A liberdade nunca é voluntariamente concedida pelo opressor; ela tem de ser exigida pelo oprimido."

"Cada vez mais, sinto que as pessoas de má vontade usam o tempo de modo muito mais eficaz do que as pessoas de boa vontade. Nós nos arrependeremos, no tocante a essa geração, não apenas das palavras e ações odiáveis das pessoas más, como também do silêncio espantoso das pessoas boas."

"Em meio a uma vigorosa luta para livrar nosso país da injustiça racial e econômica, ouvi muitos sacerdotes dizerem: “Esses são temas sociais, com os quais o evangelho não tem nenhuma preocupação real”. E vi muitas igrejas empenharem-se numa religião completamente de outro mundo que faz uma estranha e não-bíblica distinção entre o corpo e a alma, entre o sagrado e o secular."

"Em decepção profunda, chorei pela frouxidão da igreja."

"Quando os primeiros cristãos entravam em uma cidade, as pessoas no poder ficavam transtornadas e imediatamente buscavam condenar os cristãos por serem “perturbadores da paz” e “forasteiros agitadores”. [...] As coisas são diferentes agora. Com tanta frequência a igreja contemporânea é uma voz fraca, ineficaz com um som incerto. Com tanta frequência é uma arquidefensora do status quo. Longe de se sentir transtornada pela presença da igreja, a estrutura do poder da comunidade normal é confortada pela sanção silenciosa – e com frequência sonora – da igreja das coisas tais como são.

Mas o julgamento de Deus pesa sobre a igreja como nunca pesou. Se a igreja atual não recuperar o espírito de sacrifício da igreja primitiva, perderá sua autenticidade, será privada da lealdade de milhões e será descartada como um clube social irrelevante com nenhum significado para o século XX. Todos os dias, encontro pessoas jovens cuja decepção com a igreja tornou-se uma repugnância absoluta."

"Talvez deva dirigir minha fé à igreja interior, espiritual, a igreja dentro da igreja, como a verdadeira ekklesia e a esperança do mundo."




Você pode ler a carta completa
(e eu aconselho que o faça) aqui.
Via Pavablog.

4 comentários:

  1. "Em decepção profunda, chorei pela frouxidão da igreja."

    ResponderExcluir
  2. Caramba, a carta é linda.
    E atual, muito atual, se entendermos a amplitude do termo "injustiça".

    ResponderExcluir
  3. É. Esse tal de Luther King não era fraco não.

    ResponderExcluir
  4. Desconfio de duas coisas: uma, a de que a previsão já se cumpriu. Exaustivamente. A outra, a de que o espírito do Anti-Poder não só não desapareceu, como flui e dá as caras em lugares que a gente nem sabia que existia: a ekklesia por que Luther King ansiava.

    ResponderExcluir