11 de dezembro de 2021

Natal é presépio


Ontem subi num banquinho aqui em casa e me estiquei todo pra pegar, no alto de um armário, a caixa onde a gente guarda os enfeites de Natal. E saí espalhando pela casa luzinhas e presépios. Eu não tenho nada contra o Papai Noel, acho ele um fofo mas, aqui em casa, Natal é presépio.

Acho engraçado que haja na religião, quase sempre, um fascínio pelo poder. O Deus é todo-poderoso, é rei dos reis, é glória, é riqueza. Mas quando surge um bando de gente simples, do povo, esfarrapada, iletrada, espalhando a notícia de que Deus nasceu em uma manjedoura, entre os bichos e mais ninguém, sozinho, sem plateia, sem aplauso, sem reverências, toda a ideia de poder se desmonta. “Não vai restar pedra sobre pedra”, é o que diz Jesus sobre o Templo, o maior símbolo de poder do seu povo.

"A glória da utopia realizada está na anulação de todo poder e riqueza"

Tem um texto no apocalipse que fala sobre um tempo final, uma utopia realizada, onde em uma nova terra vamos caminhar sobre ruas de ouro. E nosso imaginário é tão obcecado por poder e riqueza que a gente não vê que essas ruas de ouro não são a exaltação da riqueza e do poder, mas a anulação de ambos. Na utopia realizada de apocalipse, ouro tem valor de barro, por isso tá no chão e a gente pisa em cima como quem pisa no pó. A glória da utopia realizada está anulação de todo poder e riqueza e, portanto, de todo domínio, hierarquia, opressão, jugo, desigualdade.

É por isso que meu Natal é feito de presépios. Porque o presépio é a encarnação dessa utopia - um mundo sem riqueza e poder, onde somos todos irmãos, todos iguais. Um mundo de beleza singela. Um mundo livre da ansiedade de ter, e ter cada vez mais. Um mundo imerso num sentimento profundo e delicioso não de ansiedades e desejos, mas de satisfação.

Minha oração hoje é pra que um mundo assim, nasça e renasça dentro de mim, dentro de você. Que essa utopia se realize no nosso coração e transforme nosso jeito de ver o mundo e de ser no mundo, pra que o mundo seja.

Que assim seja.

0 comentários:

Postar um comentário