30 de julho de 2009

Desapego [1]

Liberdade e cruz

São muitas as narrativas bíblicas que descrevem o desapego de Deus com tudo aquilo que é resultado da construção humana. Enquanto nós sofremos quando a camiseta velha mas cheia de história torna-se pano de chão, Deus faz questão de destruir as vestes antes que se tornem um poço de lembranças que nos prendem ao passado. Os encontros com o Deus hebreu pressupunham rasgar as vestes e cobrir-se de cinzas.

É verdade que parte do apego que temos às coisas é fruto de amor, carinho e respeito para com as pessoas que participaram da história que aquela camiseta velha presenciou. Mas é também verdade inegável que parte fundamental do apego agarra-se ansiosamente à nossa necessidade de segurança e controle.

É por isso que Jesus foi o louco que foi para os religiosos da época. Não existe apego maior do que o religioso, e o rabi judeu fez questão de desprezar muito do que era tão precioso na mentalidade carola dos judeus mais fervorosos. Nas palavras e atitudes do mestre, o importante era a liberdade, mas o caminho para ela era a cruz. A liberdade era a antítese do controle e a cruz o oposto da segurança. Enquanto os judeus zelosos lutavam e conspiravam para manter o controle e segurança, Jesus oferecia descaradamente liberdade e cruz.

Desapego:
1. Liberdade e cruz
2. Rastros
3. Nuvem
4. Teimosia
5. Esterco

Um comentário:

  1. Engraçado que a cruz chegue como subproduto do controle e da segurança...

    ResponderExcluir