18 de outubro de 2010

Louvação

Acho que já tá na hora
De fazer a louvação
Pro senhor e pra senhora
Que se encontra no salão
Também pros que lá de fora
Nos assunta com atenção
(Elomar Figueira)

Já passou da hora. Venho acumulando há tempos músicas que me elevam a alma e me ajudam a louvar o criador de todas as coisas, seja lá quem ele for - Jeová, Allah, Tupã, Odim, Zeus, Big Bang. Do ateu mais ranzinza ao religioso mais intolerante (passando pelos zen e agnósticos) não há um que não caia na tentação de olhar para o infinito e soltar uma palavrinha de louvor a quem quer que seja, vencido pela beleza de algo que ultrapassa todas as categorias da normalidade e lança-se vertiginoso aos pináculos do inesperado.

Eu o farei, a partir de hoje, direcionando minhas preces ao Deus que se chama Amor (apesar de ser constantemente associado à guerra e ódio e intransigência e mil regrinhas e facções religiosas e hierarquias...) usando descaradamente as canções que colecionei e que já cantei sozinho no chuveiro, com os braços soltos deixando escorrer água morna sobre as costas cansadas; na rede, olhando pro mato; ao pé da cama dos meus filhos, embalado pelo soninho de anjo de cada um; na encosta ígreme de uma montanha qualquer, acariciado pelo vento e acompanhado pela percussão das arapongas.

Agora então, com vocês, um novo "assunto" na barra lateral do blógue: Louvação.

Vão aparecer por aqui profetas da laia de Ivan Lins, Chico, Gil, Caetano, Los Hermanos, Titãs, Maria Rita, Milton, Roberto Carlos, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Lenine, Raul Seixas, Almir Sater, Lulu Santos... todos a uma voz, como os anjos de Belém, louvando o criador.

Quem tiver sugestões, pode mandar nos comentários. Mas é bom lembrar que sugestão enviada não é garantia de sugestão aceita. O que vier deverá passar pelo crivo exigentíssimo e arbitrário do meu gosto pessoal.

Tentarei ser metódico, na medida do possível. Toda segunda-feira um novo louvor, que é para dar tempo dos crentes ensaiarem para o culto de domingo. Posts de louvações antigas estão relinkados como "louvação" e em homenagem a eles vou começar repetindo um de 18 de junho deste ano. Os próximos serão inéditos.

Então fechem os olhos e ergam as mão para o céu.


Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano




Carne e Osso
Zélia Duncan

Alegria do pecado às vezes toma conta de mim
E é tão bom não ser divina
Me cobrir de humanidade me fascina
E me aproxima do céu

E eu gosto de estar na terra cada vez mais
Minha boca se abre e espera
O direito ainda que profano
Do mundo ser sempre mais humano

Perfeição demais me agita os instintos
Quem se diz muito perfeito
Na certa encontrou um jeito insosso
Pra não ser de carne e osso


___________
Hinário completo:
Louvação

Um comentário: