7 de abril de 2008

O grande inquisidor



Minha curiosidade pela obra de Dostoievski nasceu da leitura do revolucionário livro de Philip Yancey, “O Jesus que nunca conheci”. Comprei uma antiga edição do “Irmãos Karamazov”em um sebo e fiquei maravilhado com o texto. A saga de Aliócha Karamazov, o mais improvável herói da literatura, é absolutamente cativante.

É, no entanto, o assombroso sonho de seu irmão Ivã que transcrevi aqui no blog tempos atrás. Mas a grandeza do texto pedia uma forma de acesso e leitura facilitada. Por isso montei o texto em um único volume que está agora disponível para baixar.

Seria ridículo tentar alguma forma de interpretação, crítica ou contextualização do texto. Ele fala por si só e é mais contextualizado do que poderíamos imaginar.

Então, clique aqui e desfrute.

5 comentários:

  1. Tuco, esse teu blog é uma cachaça. De Stelinha a Fiódor, não consigo mais sair daqui... Soberbo livro, soberbo Dostoiévski. Acabo de ler "Gente Pobre", o primeiro. E nos "Irmãos Karamazóv", que já li duas vezes, estou procurando há algum tempo uma fala do mesmo Ivan, que diz mais ou menos o seguinte - "pra mim é fácil amar a humanidade, desde que ela esteja longe de mim o suficiente para que eu não sinta o seu cheiro."
    Como a tua leitura é mais recente, talvez você possa me dar o mapa de mais esta mina. Estou tendo imenso prazer em lhe conhecer, Tuco!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Etel.
    Dostoievski é o cara! Eu anotei algumas referências do livro. Não lembro exatamente dessa, mas vou dar uma olhada nas anotações.
    O prazer é meu.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8:53 AM

    Olá Tuco Egg! Obrigada por escrever! Pesquisando muito, nem sei como cheguei a Dostoievski, e de link em link cheguei aqui. E bem feliz, Blumenau para mim é como uma ilha deserta, mas vi que não estou sozinha! Um abraço grande, e com licença, preciso explorar este blog... :)

    cassia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cassia. Legal. Desculpe a demora em responder, mas passei uma longa e sossegada temporada offline. :)

      Espero que encontre boas coisas pra vc por aqui. E não precisa mais se sentir numa ilha deserta. Tamos aí. É só manter contato.

      Abraço.

      Excluir
    2. Anônimo1:16 PM

      Nada, sem culpa. Cada um com seu tempo!
      Abraço!

      cassia

      Excluir