15 de janeiro de 2009

Aos brasileiros

Por décadas os missionários tentaram mostrar que fé combinava bem com austeridade. Reverência virou sinônimo de rigidez. Mas brasileiro chega atrasado, não se sente bem de terno e gravata e detesta ambientes protocolares. Enquanto os cultos solenes exigiam becas, togas e hinos com música e métrica rebuscadas. O protestantismo manteve-se estrangeiro enquanto insistiu em liturgias suntuosas que não combinavam com a informalidade nacional. Os pentecostais conseguiram enorme penetração nos estratos mais populares porque contextualizaram os cânticos, improvisaram os sermões e bagunçaram a liturgia.

(...) para comunicar uma mensagem para o coração brasileiro é preciso que se fale aos sentimentos mais que à mente; que se transmitam os afetos divinos e não os áridos pressupostos da teologia; que se promova a solidariedade; que se busque a justiça; e que se produza uma geração de mulheres e homens bons, parecidos com Jesus de Nazaré.

2 comentários:

  1. É, o Gondim está coberto de razão.

    O Martin Dreher diz que o sucesso do pentecostalismo representa o trinufo da cultura oral sobre a cultura do livro.

    O protestantismo clássico é europeu. O pentecostalismo é afro-americano. São formas muito diferentes de ver o mundo, ver a vida.

    E o protestantismo clássico é um corpo estranho na cultura brasileira. Por isso as igrejas chamadas "tradicionais" estão ficando cada vez mais parecidas com as pentecostais.

    E tem pentecostalismo para todos os gostos. Clássico, neo-pentecostalismo, pós-pentecostalismo, etc, etc.

    ResponderExcluir
  2. Admirador que sou do Gondim, não posso deixar de discordar quando ele propõe novo desiquilíbrio - desta vez, a balança pende para os sentimentos - para contrapor-se à excessiva intelectualização do evangelho pelos europeus.
    "Nem tanto ao mar, nem tanto à terra."
    O importante é saber ser e comunicar o evangelho tanto entre "escribas e doutores da Lei" quanto entre incultos como a mulher samaritana e os pescadores. Razão e emoção juntos: esse é o desafio.

    ResponderExcluir