11 de maio de 2009

Disse e salvei a minha alma

(...) Os encaminhamentos do G-20 mantêm a acumulação do capital como o principal motor do funcionamento da economia e o mercado livre como o lugar de sua reprodução. Isso simplesmente é mais do mesmo. Não ataca as causas que levaram à crise. A crise econômico-financeira é vista fora do contexto global de crise: social, alimentária, energética, climática e ecológica. Todas estas crises são consideradas como externalidades, quer dizer, fatores que não entram na contabilidade do capital, como o deslocamento de milhões de pessoas do campo para as cidades, o desflorestamento, a contaminação do solo, do mar e do ar. Estes fatores só são tomados em consideração quando se revelam empecilho para os ganhos do capital.

Mas não há como evitar a questão ética: trata-se de uma solução que contempla a humanidade como um todo e que garante a vitalidade ao planeta Terra? Ou simplesmente se trata de salvar o sistema do capital para beneficiar os que acumulam? (...)

Tudo indica que se trata de uma crise do sistema. As duas externalidades maiores – a social e a ambiental – não ganham centralidade. Mas elas são de tal gravidade que põem em xeque as soluções propostas, possuindo somente sustentabilidade a curto e a médio prazo. Depois voltará a crise, possivelmente, sob a forma de tragédia ou de farsa (Marx).

(...) A crise ecológica não é menor. Estamos já dentro do aquecimento global, que vai ser devastador para milhões de pessoas e para a biodiversidade. E. Wilson, renomado biólogo, denunciou que a cada ano a voracidade capitalista elimina definitivamente 3.500 espécies de seres vivos. Diante deste quadro dramático, só nos resta repetir o que deixou escrito em latim o gênio da crítica ao capital: "Dixi et salvavi animam meam".

Leonardo Boff, no Jornal do Brasil. Via Pavablog.

Um comentário:

  1. Anônimo10:46 PM

    Enquanto o objetivo principal for o lucro, o capital, o consumo imediatista isaciavelmente desenfreado, o egoismo ... nada ou quase nada vai mudar na crise social e ambiental. Outro dia participei de uma palestra onde o tema era "O Desenvolvimento Sustentável". Duas empresas (grandes), dois representantes apresentaram seus feitos. Muito bons do ponto social-humano ambiental. No mesmo dia um deles afirmou que uma empresa só pratica a sustentabilidade (neste caso) se isto traz bons resultados financeiros/economicos. A outra empresa ... soube que neste tempo de crise está "abandonando" algumas virtudes da sustentabilidade por conta de que ? Redução de custos, despesas. Como ja disse alguem: uma empresa só existe para obter lucro. (Só pra refletir) Doia (Douglas)

    ResponderExcluir