22 de fevereiro de 2010

Um pescador [2]

2. VOU PESCAR

No quarto escuro, sonhava com a terrível noite que tornara-se, para ele, uma assombração. Lembrava-se angustiado de ter se negado a permitir-lhe lavar seus pés. E envergonhava-se pela tentativa de remediar a gafe, exagerada como sempre, pedindo para lavar-lhe o corpo todo. Mas o que cortava sua alma como as lâminas que rasgaram a pele do rabi era a lembrança absurda da traição. Sua máscara caira por terra. Não era Pedro! Não era pedra! Era vento, era nada. Medroso, fraco e fujão. E fora avisado! - Hoje mesmo você me negará - era a frase que retinia como sino em badalos constantes e ensurdecedores em sua mente.

Não tinha como prosseguir. Havia largado as redes cheio de coragem e esperança, mas não podia mais viver assim. Sua única alternativa era voltar à elas. Seus últimos três anos foram um sonho, devaneios de uma alma infantil. Lembrou-se de quando foi chamado de diabo, de quando quis fazer uma tola tenda para abrigar fantasmas, das tantas vezes em que foi repreendido por não entender nada, pelas perguntas absurdas que por pouco não levavam o mestre a loucura (até quando terei que suportá-los?), da onda que o fez afundar. Lembrou da noite em que dormiu tranquilamente no jardim enquanto o mestre sofria a angústia de saber seu destino, pouco antes da traição e do cantar do galo. Teve pena de si mesmo por ter crido que poderia ser peça importante em uma revolução sem precedentes. Via agora claramente o quanto foi tolo.

- Vou pescar!

As palavras saíram com convicção, mas o corpo moveu-se a contragosto. Ainda tinha o barco, ainda sabia o que fazer com ele. Desfigurado e pálido, juntou forças para mover-se até a praia carregando as redes, velas, cordas e remos. Checou cada detalhe com nostalgia profunda. Já não sabia mais se algum dia havia largado o barco e deixado mesmo tudo para trás. As lembranças se embaçavam nas lágrimas. Percebia que seu destino inevitável era o mar, a rede, os peixes. Voltaria no tempo por três anos e viveria como se nada tivesse acontecido.

------------

Um pescador:
1. Flash Back
2. Vou pescar

0 comentários:

Postar um comentário