11 de agosto de 2011

Princípio básico

Parece necessário restabelecer o princípio básico de que ninguém pode ajudar alguém sem ficar envolvido, sem mergulhar com todo seu eu na dolorosa situação, sem correr o risco de ser prejudicado, ferido ou mesmo destruído no processo. [...] Quem pode salvar uma criança de uma casa em chamas sem correr o risco de se queimar? Quem pode acabar com o sofrimento sem nele penetrar?

A grande ilusão da liderança é acreditar que o homem possa ser conduzido para fora do deserto por alguém que nunca esteve lá.
Henry Nouwen,
no seu "Sofrimento que cura"

6 comentários:

  1. Maravilha! O Jung disse que não posso levar o paciente além do que fui, ou seja eu preciso ir "longe" para poder sinalizar um caminho.

    Amei manão.

    abs

    ResponderExcluir
  2. é como tentar salvar um afogado gritando-lhe instruções à beira-mar...

    ResponderExcluir
  3. Quintani12:47 PM

    O sofrimento de Cristo na Cruz do Calvário por nós encarna esse princípio na sua plenitude! Na verdade esse princípio do Henry Nouwen vem exatamente do martírio de Cristo na Cruz para a redenção do ser humano e de toda criação. É a "teologia da expiação"!!!

    ResponderExcluir
  4. E o Nouwen sabia bem do que estava falando.

    ResponderExcluir
  5. Nosso coração é sentimental e duro. Cremos estar participando do sofrimento do outro, quando, na verdade, ele nada mais é do que um pretexto para nos enternecermos conosco mesmos com a nossa própria compaixão.

    ResponderExcluir
  6. E isso msmo, obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir