6 de outubro de 2011

Anjos


Frequentemente, e cada vez mais, lembro do Rubem Braga e a conversa que teve com a menina no avião, que queria saber se havia anjos no céu:

"- Tem anjo sim. Mas tem muito pouco. Até agora  desde que saímos só vi um, e assim mesmo de longe. Hoje em dia há poucos anjos no céu. Parece que se assustam com os aviões. Nessas nuvem maiores nunca se encontra nenhum. Você deve procurar mas nuvenzinhas pequenas, que ficam separadas umas das outras; é nelas que os anjos gostam de brincar. Eles voam de uma para outra.

A menina quis saber de que cor eram as asas dos anjos, e de que tamanho eles eram. O homem explicou que os anjos tinham asas da mesma cor que aquele vestidinho da menina; e eram do seu tamanho. Ela começou a duvidar novamente, mas chamamos o comisário de bordo. Ele confirmou a existência dos anjos com a autoridade de seu ofício; era impossível duvidar da palavra do comissário de bordo, que usa uniforme e voa todo dia para um lado e outro, e além disso ele tinha um argumento impressionante: "Então você não sabia que tem anjos no céu?" E perguntou se ela tinha vontade de ser anjo.

- Não.

- Que é que você quer ser?

- Aeromoça.

E começou a nos servir biscoitos; dois passageiros que estavam cochilando acordaram assustados porque ela apertou o botão que faz descer as poltronas; mas depois riram e aceitaram os biscoitos.

- A Baía de Guanabara!

Começamos a descer. E quando o avião tocava o solo, naquele instante de leve tensão nervosa, ela se libertou do cinto e gritou alegremente: - Agora tudo vai explodir! - E disse que queria sair primeiro porque estava com muita pressa, para ver as horas na torre do edifício ali perto: pois já sabia ver as horas.

Não deviam ter lhe ensinado isso. Ela já sabe tanta coisa! As horas se juntam, fazem os dias, fazem os anos, e tudo vai passando, e os anjos depois não existem mais, nem no céu, nem na terra."



Rubem Braga, agosto de 1953
50 Crônicas Escolhidas

Um comentário:

  1. "As horas se juntam..."
    Taí um jeito novo de ver as coisas...

    ResponderExcluir