13 de janeiro de 2012

Quintani entre aspas

Trechos do depoimento de Valmor Quintani, direto de Lisboa, para o livro Igreja Entre Aspas.

Outros desses “crentes exóticos” reformadores são como os “Hobbits do Condado”. Criaturas pacatas e insignificantes aos olhos humanos (talvez clericais), mas realmente maravilhosas aos olhos do Criador. São cheias de vida e com um coração puro o suficiente para pagar o preço de ir à Montanha da Perdição em Mordor e destruir o “Anel do Poder” de Sauron. Como os Hobbits do Condado, é digno de nota que em toda a história do movimento cristão, muitos “movimentos de revitalização” da fé iniciam nas periferias das estruturas eclesiásticas e não no seu centro do poder religioso. Parece que até J.R.R. Tolkien percebeu isso. O Frodo e o Sam que o digam! Coisas do nosso Deus que tudo sabe! Esse continua a ser o “jeitão” gracioso do Eterno para mostar quem é que manda de fato no mundo (vísivel e invisível) e quem tem nas mãos as rédias da história (eclesial e universal).

O livro a "Igreja" (entre aspas) tenta despertar nosso senso crítico sobre como ser igreja em missão, “ser gente e não pedra”. Ser crente de fato, mas também ser gente de carne, osso e pescoço (e cabeça), a exemplo do Deus encarnado descrito nas páginas dos Evangelhos. A plenitude da espiritualidade de Jesus foi vivida na plenitude da Sua humanidade. Alguns crentes para serem mais espirituais querem voar aos céus como os anjos, em vez se serem mais humanos como Jesus foi em sua busca do perdido e do ferido.


Professor Doutor Valmor Quintani
Instituto Bíblico Português
Lisboa/Portugal


Leia o depoimento completo no Scribb.
Igreja Entre Aspas - Depoimento Quintani

0 comentários:

Postar um comentário