6 de maio de 2013

Fábulas (3)

3. Os hereges

Seria muita mamata mastigar e cuspir aqui mesmo para quem interessar, uma singela lista de cristãos que honraram o nome de Cristo. Além disso, seria preciso antes de mais nada lembrar que entre eles não haveria nenhum santo, no sentido popular do termo. O mais marcante sinal de um seguidor do mestre judeu é, e será sempre, sua humanidade aprofundada ao extremo.

O próprio Jesus de Nazaré não foi em vida visto como santo. Sua fama era de glutão, festeiro e beberrão. Santo era Caifás. Jesus era proscrito. Santo, hoje, é o Malafaia, o Feliciano e essa pastorada besta que se vende como 'ungidos' do senhor. Jesus não tem nada a ver com eles. A lista de seguidores de Jesus incluiria, sem dúvida, alguns cristãos da ala protestante, reformada. Encontraríamos católicos também, é óbvio. Pelo menos um hindú muito conhecido estaria entre os selecionados. Sem dúvida alguns agnósticos e ateus. E por aí vai.

Eu tenho em mente pelo menos meia-dúzia de nomes famosos, além, é claro, da tia Aci. Mas para vasculhar entre alguns recentes, nada melhor que consultar o excelente Alma Sobrevivente: Sou cristão, apesar da igreja, de Philip Yancey. Fica registrado ainda aqui, como observação final, que na lista abaixo temos pelo menos um representante de cada um dos seguintes ítens: protestantes, católicos, hindus, alcoólatras, fumantes, ortodoxos orientais, gente que negou cristo, que teve casos extra-conjugais, agnósticos e homossexuais. Coisa de arrepiar a espinha dos 'ungidos' de hoje.

Segue a lista do sumário do livro, e o link para o PDF do primeiro capítulo.

MARTIN LUTHER KING JR
G. K. CHESTERTON
DR. PAUL BRAND
DR. ROBERT COLES
LEON TOLSTOI E FYODOR DOSTOIEVSKI
MAHATMA GANDHI
DR. C. EVERETT KOOP
JOHN DONNE
ANNIE DILLARD
FREDERICK BUECHNER
SHUSAKU ENDO
HENRI NOUWEN

PDF no site da editora

[ continua... ou não ]

2 comentários:

  1. Lista interessante... se fosse pra citar um brasileiro, poderia ser - digamos - Paulo Freire, não?

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Rubinho. Paulo Freira seria uma ótima citação. Paulo Freire

    ResponderExcluir