18 de agosto de 2007

Grandes navegações

Quando icei pela primeira vez a âncora e deixei-me levar pelos ventos mar adentro, não imaginava a beleza das terras e embarcações que eu encontraria. Observei muita coisa entre mares revoltos e calmarias, às vezes de longe, eventualmente muito perto e, em algumas oportunidades, com contatos pessoais agradabilíssimos. Mas, recentemente, tenho sido presenteado por alguns contatos realmente especiais. São os encontros com outras embarcações que trazem tesouros similares àquele que garimpei, polí, lapidei e divulguei aqui mesmo nesse blog, entre os despojos de minha família.

O último encontro foi com a embarcação “Bossa Brasileira”, que trazia no convés a relíquia “Músicas do nosso Brasil”, de Stellinha Egg que, com a permissão do navegador Thiago Mello, veio enriquecer minha coleção pessoal.




“Músicas do Nosso Brasil” foi editado pela RCA Victor em 1956 em disco de 10 polegadas. As faixas haviam sido lançadas em diversos 78 rotações entre 1951 e 1954. São gravações antológicas de valor histórico e artístico incontestável. Canções, baiões, toadas e os chamados “batuques” - tudo em coesão impressionante, não parecendo tratar-se de uma coletânea. Ao vestir com tal exuberância algumas destas canções, Gaya não imaginou a dimensão histórica que o trabalho representaria. [Com a voz de] Stellinha Egg e arranjos de Gaya é uma obra-prima. Belo, divertido, intrigante e misterioso. E também histórico e fundamental. Como bônus, incluímos duas faixas presentes nos 78 rpms que originaram o LP, mas não entraram na edição final: “Noite de Temporal” e “Nunca Mais” ambas de autoria de Dorival Caymmi.


Stellinha Egg “Músicas do Nosso Brasil”1956 RCA Victor [BPL 3022]

01 Luar do Sertão [Catulo da P. Cearense, J. Pernambuco] canção 1952
02 Prenda Minha [Tradicional, adpt. Stellinha Egg] baião 1951
03 Recado à Yemanjá [Roskilde, Stellinha Egg] toada-baião 1954
04 O Vento [Dorival Caymmi] canção praieira 1953
05 Baião de Diamantina [H. de Almeida, R. Paes] baião 1953
06 Lamento Negro [Constantino Silva, H. Porto] macumba 1954
07 Lenda do Abaeté [Dorival Caymmi] batuque 1954
08 O Mar [Dorival Caymmi] canção 1953
09 Nunca Mais [Dorival Caymmi] samba-canção 1954

10 Noite de Temporal [Dorival Caymmi] batuque 1954
Arranjos para orquestra e coro do maestro Gaya.

[veja aqui a postagem completa na embarcação original de Thiago Mello]

Um comentário:

  1. Tuco querido, muito obrigado e parabéns por manter viva com tanto carinho a memória da sua familia. Um grande abraço e parabéns pelo site.

    ResponderExcluir