28 de novembro de 2011

Andarilho do cerrado

Um andarilho vinha roçando o pé nas pedrinhas brancas e cristais dos caminhos do cerrado.

Embevecido pelas muitas águas e os desenhos impossíveis que elas traçam carinhosamente em rochas duras, vencidas por suave e paciente insistência. Iluminado pelo sol que se deixa, humilde, encobir por densas nuvens ligeiras, que derramam angústias sobre os ombros calejados do homem e sua mochila carregada tão somente do necessário.

E seguia o andador renovado pelo vento que sopra livre, penteia a mata, bagunça cabelos e dança com galhos torcidos e negros de pequis, ingás e bacuparis.

Clareado de lua cheia, salpicado de estrelas, encardido de chão.

Caminhava pela chapada, pelo planalto, pelo sertão, braços dados com seus amores, entre banhos de sol, rios e chuvas, entre risos e abraços, cachoeiras e remansos. E ao seu redor, e por sobre, e por dentro, pulsava a presença indisfarçável do criador e sua graça extravagante, revelada nas visagens, cheiros e sabores do cerrado.

E via o andarilho que tudo isso era muito bom.

3 comentários:

  1. Demais da conta de bão...

    ResponderExcluir
  2. Ah... estrada de Canindé!

    Coisas que, pra mor de ver, o cristão tem que andar a pé!

    ResponderExcluir
  3. AH COMO É BOM LER ESTAS COISAS, QUERIDO! E esta qui, eu nem posso chamar doutra coisa, senão POESIA, LIRISMO, DESLUMBRAMENTO. Que o Pai de todos os poemas celestes te proteja e ilumine, com todas as Suas graças... (JV).

    ResponderExcluir