17 de março de 2016

Porque não fui às ruas

- Você não foi na manifestação?

Respondo que não e fica um silêncio esquisito no ar. Me olham com um olhar de estranhamento. Quebram o silêncio com uma justificativa.

- Mas você sabe que a mobilização é contra a corrupção. Não tem nada de partido político. É contra a corrupção toda, a cafajestada toda. Sabe disso, né?

Não respondo nada. Mudo de assunto porque esse me cansa demais. Não digo o que sei, porque me aborrece dizer o óbvio. Porque o que sei não é segredo para ninguém. O que sei foi dito e repetido nas ruas e é impossível ser mais claro.



"Durante a manifestação na Av. Paulista, pessoas reivindicando outras causas (que não 'impeachment' e 'fora PT') foram convidadas pela PM a se retirar" [ aos 4 minutos e 23 segundos ]

O samba é sim de uma nota só. A multidão que bate panelas inox da Tramontina elegeu seu boi de piranha, e faz muito tempo. Ninguém quer mudança. Ninguém quer justiça. Ninguém se importa com reforma política, com os horrores de Belomonte, com o trabalho escravo, com o assassinato de índios, ambientalistas e quilombolas, com o número de pessoas sem teto, sem terra, sem voz. Ninguém vai às ruas por isso. Imagine, como sugeriu Rondinelly  entrar na Paulista gritando Fora, Dilma!, Extinção da PM!, Pare o Genocídio dos Negros!, Homofobia é Crime!. A multidão quer um linchamento, quer ver sangue para sentir-se vingada. A multidão que grita Fora PT pode hostilizar o Aécio e o Alkmin, mas ninguém pode gritar por outra causa, porque desvia o foco. Se gritar apanha. Se gritar, a PM pede pra sair. As ruas tem um grito só. Um só Judas para aplacar a fúria dos revoltosos. Quem fica no lugar? Não interessa. Interessa quem vamos tirar.

"Jamais estaria ao lado dos que promoveram as manifestações de 13 de março. Conheço esses protagonistas de outras décadas. O figurino de novidade não cobre o mofo de quem sempre esteve no mesmo lugar. O que representam nunca saiu do poder no Brasil. E, quando escutados com atenção, é possível ouvir o som de fundo: tudo o que querem é manter seus privilégios intactos. Não será com a minha fé."

Para entender certinho, de cabo a rabo, sem tirar nem por, porque não fui às ruas, será preciso ler o textão da Eliane Brum no El País. Aos interessados, está ali a tese completa. Clique aqui e vá com calma, até o final.



"Se na sua discussão política a preocupação pelos pobres não está presente, não importa seus argumentos, não compartilho sua posição."  Jung Mo Sung

21 comentários:

  1. Infelizmente quem deveria ler não lerá

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:25 PM

    Respeito sua opinião, mas receio que você esteja equivocado (ver Provérbios 22:2).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo querido, o texto que citou diz simplesmente que o Senhor fez todo mundo. Seria melhor citar Jesus dizendo que 'os pobres, sempre os tereis convosco' mas, sobre essa frase de Jesus, já escrevi neste link.

      Uma batalha de versículos é sempre uma tristeza, mas no caso do rico e pobre, além de triste é vã. A quantidade de textos bíblicos que indica que devemos nos desdobrar em favor dos pobres (e oprimidos e viúvas e desfavorecidos em geral) para eliminar as injustiças do mundo é assombrosa. Desde a Lei de Moisés até as cartas do Novo Testamento, não há como fugir disso.

      Isaías 58 deveria bastar.
      Caso não baste, consulte a lista desse link.

      De qualquer forma, respeito sua opinião também.

      Excluir
  3. Anônimo9:22 PM

    Amigo, em todo lugar tem pessoas que procuram fazer o bem ao próximo e outras que infelizmente optam pela prática do mal. Isso inclui os PM´s. Sei que tem muitos ruins, digamos assim, mas tem os que procuram fazer o seu dever também. Me incomoda quando tentam desumanizar os PM´s ou qualquer outra pessoa, pois são apenas seres humanos ganhando o pão de cada dia (como comentou o Apóstolo João), e nesse caso, com alto risco de vida. O mesmo vale para outros grupos, como ricos/pobres - aliás, o conceito de rico é relativo, pois um ser humano na condição de mendigo pode me ver tomando um pingado com pão na padaria e dizer, apontando prá mim: "Rico..." (como naquele video do Rob Bell), mas o que importa são as ações do bem (não como obra, mas por Amor, embora eu não entenda isso direito, confesso, e me apoio na parábola do Administrador Infiel, ou seja, fazer por interesse próprio na eternidade mesmo, pois até isso, na cara-de-pau, JESUS aceita, pelo que entendí).
    Bom, estou só aprendendo, e tomo a liberdade de me juntar à caminhada com o amigo, só chamo a atenção para a tal da teologia da missão integral (similar à teologia da libertação católica), ambas com influência marxista, pois apesar de gostar muito dos textos dela, me parece que ela é bem influenciada por tais doutrinas estranhas ao Evangelho.
    Quanto aos manifestantes, penso que todos estamos perdidos, talvez querendo fazer a coisa certa. Penso que deveríamos recomeçar tudo de novo, sendo que nossa Constituição deveria ser os 10 Mandamentos (começar do básico mesmo, pois na verdade, não sabemos nada).
    Enfim, são só impressões minhas, mas talvez eu seja o equivocado.
    Grande abraço, amigo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mano, não tenho a intenção de desumanizar ninguém. A questão com a PM é relativa à estrutura e não aos indivíduos. A estrutura é que é arcaica, um resquício do regime militar. Então é contra a estrutura que a gente se levanta, por uma nova estrutura, mais eficiente e, inclusive, humana. Existe muito texto sobre o assunto, teses, entrevistas, estudos. Vale a pena procurá-los pra entender melhor a questão.

      Excluir
    2. Anônimo9:24 PM

      Amigo, não falei de você, na verdade me referí à reportagem dela, pois DEUS foi tão bom conosco que não os deixou colocarem a mão totalmente no poder militar, o que inclui a maior parte das Forças Armadas e a Polícia Militar, daí a campanha diuturna prá desmoralizá-los, pois assim que detiverem tal poder, nada mais impedirá eles de dominarem completamente a Nação e explorá-la sem resistência. Então, ruim com eles, pior sem eles - mas concordo, há muito o que melhorar.

      Excluir
  4. Anônimo9:46 PM

    Lí agora o primeiro link, muito bom o texto, bem explicativo. Entretanto, os seres humanos, ao menos aquí na Terra, são ainda imperfeitos prá deixar as coisas serem tão certinhas assim. E além disso, tem também aquela parte que diz "...quem não trabalha, então que não coma...", ou seja, ao mesmo tempo que DEUS nos estimula a ajudar o Próximo em dificuldades, também não apoia a preguiça. Penso que quem tem uma empresa e gera empregos dignos, principalmente no Brasil onde as micro e pequenas empresas são massacradas com impostos e leis leoninas, está trabalhando para O SENHOR, bem como os contratados que fazem bem seu trabalho, e por isso não penso que seja certo demonizar os empresários, por exemplo (claro, tem os sovinas e os grandes complexos industriais e bancários que oprimem o povo, mas é outra coisa). Enfim, é algo aparentemente simples, mas que a nossa realidade torna bem complexo. Cabe a nós buscar o equilíbrio, pedindo a DEUS sabedoria para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá certo, mano. A parada não é desvalorizar o empresário. O cara rala e é essencial pra engrenagem funcionar. Beleza. A questão é valorizar a todos. Parte-se do princípio que o muito pobre é quase sempre pobre há gerações! E a causa disso é que ele sempre é e foi deixado às margens de todo um universo de possibilidades que eu tive, por exemplo. É preciso corrigir isso, compensar isso, que se arrasta desde a fundação desse país absurdamente desigual. Por isso os desfavorecidos merecem, carecem, gritam por atenção especial. Não é possível mais negá-la.

      Excluir
    2. Anônimo9:46 PM

      Amigo, concordo, mas isso tem que ser algo espontâneo do ser-humano, e não uma placa de uma repartição pública (sem prejuízo das tais políticas públicas, em especial a infra-estrutura).

      É algo que devemos praticar individualmente ou coletivamente de forma natural, é uma tarefa que cabe a todos, muito acima de instituições. Gosto muito do programa dos poços d´água no Nordeste, aquele do Caminhos Nações, certamente já fez mais pelos mais carentes lá do que os 8 bilhões enfiados naquele elefante branco (desvio do rio São Francisco), que até agora não gerou uma gota d´água, embora tenha irrigado os bolsos de muitos. Aliás, gostaria de voltar a contribuir com esse projeto (o dos poços d´água, claro), mas ninguém fala nada e nem divulga quase nada lá no site (pelo menos na época que participei), e como temos responsabilidade perante DEUS sobre como doamos, fica uma situação difícil aos doadores anônimos, pois raramente há algum retorno confirmando os resultados, nem que seja uma foto do poço aberto e funcionando, e as crianças bebendo água, e as pessoas fazendo as hortas, e isso desanima um pouco.

      Se vc conhecer alguém lá, fica a sugestão para eles divulgarem o que é feito, e se as famílias carentes estão mesmo sendo beneficiadas - não é desconfiança, apenas responsabilidade, como naquela passagem onde o Paulo vai com alguém junto com as doações prá não ter falatório. Além do mais, é compartilhar a alegria em ver os resultados também, sem neuras. Como disse, fica a sugestão.

      Excluir
    3. Anônimo10:12 PM

      OBS.: Sobre o "falatório", foi apenas uma pitada de humor - rsrs...

      Excluir
  5. Anônimo10:20 PM

    Então, já havia lido Isaias 58, e procuro observar (o que nem sempre faço, confesso), e vários desses versículos em relação à necessidade de não nos esquecermos dos pobres - gosto especialmente de Provérbios. A Eliane Brum critica muito os protagonistas, inclusive faz um juízo de valor como se a verdade dela fôsse absoluta, como você bem colocou acima. Eu não consigo concordar, pois o Moro, por exemplo, me parece procurar seguir à risca o Salmo 82 (pelos seus frutos os conhecereis). Ocorrem mais de 70.000 homicídios por ano no Brasil por falta de justiça, sem falar nos milhares que sofrem e morrem nos hospitais ou morrem nas estradas esburacadas, muitos deles caminhoneiros ou vendedores pais de família, dinheiro esse que foi desviado ou aplicado com incompetência pelo poder público, não importa de que partido fôr, e ainda justificando essas coisas com a merreca da bolsa-família que dão ao povo (que é ridiculamente muito pouco em vista do que foi desviado). Coisas realmente importantes, como a educação de base (não prá ensinar ideologias, mas Português e Matemática de qualidade), o combate à prostituição infantil, especialmente no carnaval, ou a desfavelização das grandes cidades (como foi feito em Cingapura, um projeto simples e eficiente), ninguém fala nada. Mas enfim, é só a minha opinião, como disse, posso estar errado. Amigo, fique com DEUS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trabalho do Moro é importante, mas parece estar lhe subindo à cabeça. Ele acaba misturando dedicação e esforço louváveis à messianismos heroicos condenáveis, já tendo, inclusive, quebrado a lei em nome de uma justiça questionável. Mas em linhas gerais é excelente o combate à corrupção generalizada entre políticos e empresários. Torço e oro pra que isso não pare tão cedo. Que se prossiga por todos os partidos e nomes e empresas, até o fim. E que quem deve, seja punido. Mas também desejo que não se abra precedentes temerários de messianismos loucos. O Moro está em cima da linha e o povo, sedento por um super-herói, está empurrando o cara pro lado ruim.

      Excluir
  6. Anônimo10:01 PM

    Bom, o Moro citei apenas como exemplo. Mas a verdade é que ele não dá entrevistas, então, não me parece que ele tenha sido afetado dessa forma. O que vejo, é muita idolatria em torno dele, e aí eu concordo. Mas no frigir dos ovos, é apenas um funcionário público cumprindo a sua função. Claro que é admirável alguém colocar o pescoço à prêmio dessa forma, pois ele está enfrentando várias máfias ao mesmo tempo, e agora de vários partidos, e segundo uma revista, acho que a Istoé, até prá ir ao banheiro vai com segurança. Mas enfim, como disse, está apenas cumprindo a sua função, e pelo que lí dos juristas mais técnicos, ele está seguindo a lei ao pé-da-letra, não ví nenhuma notícia de que a tenha quebrado. Assim, não acredito que ele tenha cometido uma asneira dessas, mas se agiu assim, também merece ser advertido. É realmente um assunto complexo, e me parece que só a vontade de DEUS poderá encaminhar bem essa situação. Oro para que seja assim... Grande abraço amigo!!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo10:45 PM

    Amigo, um video que dá uma bôa pincelada na situação atual, recomendo (como sempre, analisar tudo e reter o bem):

    https://www.youtube.com/watch?v=A4VWhCrfkvQ

    Abs.

    ResponderExcluir