16 de outubro de 2008

Senda negra

Uma senda negra rasga o coração da metrópole. O menino cão funga lixos e cachimbos, oculto pelo breu da viela cercada de hotéis de luxo e heliportos. Remexe a escória pútrida das esquinas de orelha em pé, atento a todo som e movimento que o atinge com cruéis lembranças de chutes, palavrões e abusos. Sabe ser fraco e vulnerável. Sabe da loucura que o envolve, que o agarra sem pudor, que já há muito lhe roubou o último fiapo de infância e humanidade. O menino é cão e o denso breu é desprovido de alma, moldado na mistura funesta de concreto e descaso. O último fiapo de alegria e esperança encontra-se na casa amarela e nos anjos que entram e saem de lá e vão ao encontro do menino cão nas madrugadas escuras. Mas são tantos meninos. E tantas noites.

“A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.”
Lucas 10.2

5 comentários:

  1. Tuco,

    O realismo do seu fragmento tem o condão de nos levar até a Palestina e ouvir o Nazareno dizer audivelmente que a colheita é grande (as noites são muitas) e que os trabalhadores são poucos (os anjos são escassos); ou, e isso é mais crível, traz o Mestre até o "breu da viela". Ele não morreu: está entre nós em forma de vento e passeia pelo breu da viela. Você me fez ouvi-lo e com isso aumentou minha responsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. Dói o coração ser observador de cena tão pungente e real. Dói mais a consciência de não estar fazendo tudo o que seria possível fazer por estes meninos cães...

    ResponderExcluir
  3. Tantos... tantos...
    E tão poucos anjos...

    Tem misericórdia de nós, Senhor, tão grandes pecadores.

    ResponderExcluir
  4. O que me ocorre é: "Se eu em outro tempo tivesse amado meus filhos e minha esposa; exercitado o amor com meus vizinhos e amigos, talvez o menino cão estaria sendo abraçado neste instante num lar quente."

    Muito bom texto Tuco.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom texto e bom blogger tb
    parabéns
    Sem contar a sessao do bratia karamazov, perfeito!
    abraços
    thiago

    ResponderExcluir