27 de abril de 2009

Uma jarra de suco

A liberdade é um perigo! Deus devia estar louco quando resolveu colocá-la em nossas mãos. Ainda bem que temos as igrejas, que tratam logo de arrancar a liberdade de qualquer um que se aproxime delas e trancá-la em suas jaulas. Não fosse por elas, teríamos nós mesmos que arcar com a responsabilidade de sermos livres e todas as suas imprevisíveis consequências. Com elas não. Elas colocam a liberdade numa arapuca e alardeiam - venham aqui desfrutar dela! Aqui é seguro, quentinho e protegido.

É como quando minha filha resolve ela mesma se servir de suco naquele copo de cristal na casa da vizinha. Insanidade absurda permitir uma coisa dessas. Preciso eu mesmo pegar aquela jarra pesada na mão e servir com todo o cuidado a menina. E ordenar-lhe que não saia da cadeira com o copo na mão. Controle total. Nenhuma possibilidade de falha no processo. Ela se comporta bem, nada dá errado e os méritos são meus. Que menina educada - é o elogio que me faz encher o peito.

Assim segue o coitado do cristão. Como bebê tutoriado pela ama-de-leite chamada igreja s/a. E ai do bebê que resolver se servir sozinho.

6 comentários:

  1. Outra perspectiva:

    Será que o "bebê" já está apto a "servir-se sozinho", consciente da responsabilidade que está tomando para si, assumindo os riscos de suas ações; ou, será que ele quer fazer isso agindo apenas como um "rebelde sem causa" (como diz numa música de uma certa banda secular...), apenas pelo desejo da aventura e pelo marketing de ser visto pelos outros "bebês", que preferem continuar a serem servidos, como “(in)diferente”?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:29 AM

    É Tuco... Os problemas são as igrejas (instituições religiosas). A Igreja (noiva de Cristo) é diferente. É livre, pois segue o sopro do vento do Espírito, e desfruta da maravilhosa verdade bíblica: "Se pois o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres!" Quem se importa com jarras quebradas? Garanto que não é Aquele que disse: "Deixai vir a mim as criancinhas". Quem convida crianças pra sentar à mesa, sabe dos riscos. Na mesa do Pai, o importante é a presença e a comunhão e não a jarra!

    Ebeneser

    ResponderExcluir
  3. Dureza é ver marmanjões de barba na cara comendo de babeiro e incapazes de fazer o próprio prato. E a mamãe, não percebendo a própria loucura e com medo de que os filhões acabem comendo porcaria por aí, continua a colocar-lhes papinha na boca, imitando aviãozinho...

    No dia em que finalmente alguns tentam comer sozinhos acabam se lambuzando, mas não há outro jeito de aprender.

    ResponderExcluir
  4. Só comentei porque acho que, a semelhança das borboletas, todos temos nossos “casulos” e necessitamos deles. O problema é que alguns preferem continuar comodamente dentro deles a ariscar-se a sair, por medo da mudança e do desconhecido; por outro lado, sair antes do tempo pode significar a impossibilidade de voar, por não dar tempo suficiente para as assas se desenvolverem.
    E, sinceramente, entre sair temerariamente do casulo e ariscar-me a ter de me contentar a simplesmente contemplar o maravilhoso Céu, sem jamais poder desfrutar da alegreia de um vôo rasante entre as nuvens, devido a atrofia adquirida pela pressa em querer sair, prefiro continuar a sonhar com Ele dentro do casulo, enquanto minhas assas se desenvolvem...

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que bonito Tuco - já tem gente te "evangelizando" por aqui.

    Vê se toma jeito minino! E não deixa a Ana pegar jarra de cristal não.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:20 PM

    Gosto de saber as diferentes opiniões, ouvir seus comentários...

    Doia

    ResponderExcluir