8 de junho de 2009

Avivamento

Em uma terra muito distante, uma grande igreja decidiu dedicar-se vigorosamente à busca de um grande avivamento. Passaram a reunir-se frequentemente em vigilias de oração. Organizaram inúmeros retiros e encontros na chácara que mantinham nos arredores da cidade. Todos os encontros, cultos e cursos eram dedicados ao tema. Em uma noite especialmente marcante de um culto muito bem elaborado, no final de um dedicado programa de 50 dias de jejum, Jesus apareceu no templo entre os clamores do povo. Todos calaram em uma mistura de terror e êxtase. E perguntaram, ansiosos, ao Senhor:

- Mestre, o que podemos fazer para alcançar verdadeiro avivamento?

- É só obedecer meus mandamentos - disse Jesus. - E vocês os conhecem muito bem. Inclusive aquele que contém todos os outros: 'amem ao próximo como a si mesmos'...

- Mas mestre, temos cumprido tudo isso desde a assembléia de fundação da igreja e ainda não conhecemos o avivamento que tanto buscamos.

- Falta-lhes uma coisa - pontuou o Rabi muito sério. - Uma única coisa. Vendam tudo o que têm; o templo, o estacionamento no terreno ao lado, a chácara, o equipamento de som, enfim, tudo o que contruiram todos esses anos. Vendam tudo e dêem o dinheiro aos pobres. Depois venham e sigam-me de mãos vazias.

Um silêncio terrível ocupou o salão enquanto todos entreolhavam-se assustados, buscando alguém que falasse algo diante da afirmação desnorteante do Mestre. Entre murmurios e cochichos, uma voz se levantou:

- Mas, Jesus, e os ministérios? E a agenda desse ano? E os retiros? E a unidade do corpo? E as reuniões e cultos e encontros e estudos? E a ordem? E a liderança? E os pastores? E a hierarquia? E a autoridade espiritual? Se vendermos tudo, se tudo deixar de existir, se não ouver mais templo e ordem e estrutura e organograma... tudo que construimos desmorona!

- Creio que vocês começaram a entender - sussurrou o mestre com um sorriso carinhoso e convidativo.

Diante disso, toda a igreja ficou abatida e afastou-se triste, porque tinha muitas riquezas. E nunca mais orou pedindo por avivamento.



Jesus olhou ao redor e disse aos seus discípulos:
Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus!” Marcos 10.23

Jesus saiu do templo e, enquanto caminhava, seus discípulos aproximaram-se dele para lhe mostrar as construções do templo. “Vocês estão vendo tudo isto?”, perguntou ele. “Eu lhes garanto que não ficará aqui pedra sobre pedra; serão todas derrubadas”.
Mateus 24.1-2

4 comentários:

  1. E os ricos ainda têm a cara de pau de pedir avivamento. Os pobres nem isso têm mais.

    ResponderExcluir
  2. Engraçado como as palavras de Jesus parecem tão claras e bonitas e poéticas no contexto de 2000 anos atrás.
    Difícil é ter coragem de levá-las a sério no contexto atual.

    ResponderExcluir
  3. Essa uma manifestação legitima em nossos dias ... o inicio de uma comunidade eh o ideal dela ... depois vem a instituição e a mata ... Leonardo Boff escreveu: - Jesus pregou o "Reino de Deus" e em seu lugar veio a igreja ... Eh uma pena ... mas em alguns casos precisamos ter sabedoria em refletir sobre o assunto ... a reflexao jah algo fantastico ... quisera, experimentar-mos tudo isso ... Seria alucinante ... Abraç(o___ a todos !!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessa parábola contemporânea! depois vou pedir pra por no meu blog. Tem mesmo tudo a ver como que escrevi sobre simplicidade. O que é bom deve ser divulgado.

    ResponderExcluir