15 de setembro de 2008

O campo dos Wagner [4]

Reunião

Ernst não parecia mais o mesmo rapaz. Alterava o humor de forma abrupta, sendo inundado por rompantes de pavor intenso. Recolhia-se em algum canto, amuado, suando, sempre com os olhos fixos em alguém, como se tal pessoa fosse a ameaça que lhe assombrava. A primeira reação depois do incidente do grito foi durante um jantar na casa dos Schmidt. A família o havia recebido depois daquela noite. O pequeno passou alguns dias isolado, recebendo apenas visitas esporádicas, até que os Wagner apareceram por lá. Antes mesmo de entrarem na casa o rapaz já se alterou. Como um cão desconfiado com o som que mais ninguém ouve, Ernst ergueu-se da mesa e permaneceu estático, vasculhando todos os cantos com os olhos, quando a tímida batida na porta rompeu o silêncio. A família estava assustada quando o pai rompeu a inércia e dirigiu-se à porta, para onde agora Ernst olhava insistentemente. Quando a imagem dos Wagner invadiu a casa, o pequeno jogou-se apavorado no chão, rastejando rapidamente para um canto onde encolheu-se como um rato acuado. Ilmar ainda tentou falar com o rapaz, mas quando aproximou-se, a expressão de pavor foi tão intensa que foi impedido pelos Schmidt, que lhes pediram que deixassem a casa. Tais reações tornaram-se constantes nos dias seguintes, não só com a presença dos Wagner, que tentaram em vão aproximar-se do rapaz em outras ocasiões, mas com algumas outras pessoas específicas. Somente o pequeno grupo de amigos que encontrou-se sorrateiramente logo após a misteriosa morte do gado percebeu a coincidência macabra. Cada um deles, e ninguém mais, causava a mesma reação em Ernst. Decidiram não ver mais o rapaz e marcaram um novo encontro na mesma cabana.

O pequeno Ernest obviamente não faria parte dessa reunião. Foram chegando aos poucos e não trocaram mais do que uma ou duas palavras, às vezes somente um leve aceno com a cabeça até que todos estivessem reunidos. Ilmar foi o último a chegar e apareceu acompanhado do pastor. As reações foram exaltadas. Envolver mais um nessa história não lhes pareceu atitude inteligente. Fazer isso sem consulta soou como traição. Apesar disso, depois de alguma discussão, o pastor acabou sendo recebido com alívio pelo grupo. Era um homem bom, com ouvido gigante e boca pequena e mostrou-se sempre disponível e compreensivo em todas as questões que a comunidade lhe trazia.

Os homens não sabiam por onde começar. Levantaram inúmeras perguntas, mas nenhuma foi respondida. Tampouco esperavam por qualquer resposta que fosse. Sabiam que não as teriam. A história foi repassada em todos os detalhes desde a primeira aparição das marcas no pasto. Ilmar contou sobre a alteração do som nos estranhos aparelhos da equipe de pesquisa. Procuraram saber que lhes passava informação para que tivessem chegado sempre tão rapidamente depois de cada estranheza, mas nem nisso conseguiram alguma informação. Decidiram que esse seria seu objetivo. Descobrir quem passava informações para essa gente. Já davam a reunião por encerrada quando o pastor propôs que orassem. Pois foi precisamente no momento do solene silêncio que em geral precede uma oração que o vento soprou intenso de dentro da floresta.

Antes:
O campo dos Wagner [1] - Aparições
O campo dos Wagner [2] - O pequeno

O campo dos Wagner [3] - Reunião

Um comentário: