14 de janeiro de 2010

Anjos e demônios

O imbecil desorientado do Pat Robertson e sua teologia do Deus vingativo e cruel que sai matando multidões por aí como um desses americanos loucos que invadem escolas armados de metralhadoras é absolutamente revoltante. E o coro de crentes que segue a voz cruel desse lobo disfarçado de cordeiro transtornado é absolutamente lastimável.

Coro semelhante foi ouvido dos púlpitos de muitas igrejas em Santa Catarina depois da tragédia de novembro de 2008. Foi culpa do chope da oktoberfest. Na lógica desses crentes que não entenderam nada Deus, aquele que nos adesivos dizem que ama você, matou mais de uma centena de blumenauenses só para o povo aprender a nunca mais ficar bêbado nas calçadas da cidade no mês de outubro. No Haiti, como a coisa era mais grave, envolvendo um pacto direto com o capiroto, foi preciso matar 100 mil. Mas agora nosso amigo Pat (não, não posso consigo chamar esse evangélico de irmão) está mais tranquilo porque tem esperança de que algo de bom possa acontecer.



"Pat Robertson: E, você sabe, Kristi, algo que aconteceu há muito tempo no Haiti, e as pessoas podem não querer falar sobre isso. Eles estavam sob o calcanhar da frança. Você sabe, Napoleon III e tudo. E eles se reuniram e fizeram um pacto com o diabo. Eles disseram: "Nós serviremos você se você nos libertar da França." Verdade. E assim, o diabo disse: "OK, negócio fechado".

E eles chutaram a França para fora. Você sabe, os haitianos se revoltaram e tornaram-se livres. Mas desde então, eles têm sido amaldiçoados por uma coisa depois da outra. Desesperadamente pobre. Essa ilha de "Hispaniola", é uma ilha. É cortada ao meio. De um lado é o Haiti, do outro a República Dominicana. República Dominicana é próspera, saudável, cheia de resorts, etc. Haiti está em situação de extrema pobreza. Mesma ilha. Eles precisam ter e precisamos orar por eles uma grande mudança para Deus. E apesar desta tragédia, estou otimista de que algo bom possa acontecer. Mas agora, estamos ajudando o povo que sofre, e o sofrimento é inimaginável."


-------

Enquanto isso, nossa querida irmã Zilda Arns (sim, chamo, comovido, essa senhora católica de irmã), horas antes de morrer, proferia no Haiti o discurso abaixo:

"Na verdade, todos estamos aqui, neste encontro, porque sentimos dentro de nós um forte chamado para difundir no mundo a boa notícia de Jesus. A boa notícia, transformada em ações concretas, é a luz e esperança na conquista da paz nas famílias e nações. A construção da paz começa no coração das pessoas e tem seu fundamento no amor [...]. A paz é uma consquista coletiva. Tem lugar quando capacitamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas de busca do bem comum, que aprendemos de nosso mestre Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10).

[...] O povo seguiu Jesus porque tinha palavras de esperança. Assim nós somos chamados a anunciar experiências positivas e caminhos que levem as comunidades, famílias e o país a serem mais justos e fraternos. Como discípulos e missionários, convidados a evangelizar, sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da lei de Deus: o amor, expresso na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas."


Não sei se um dia vou encontrar Pat Robertson pessoalmente. Dona Zilda, no entanto, creio que verei com seu sorrisinho simpático, não sei se antes ou depois de eu dançar com Michael, e quero dar-lhe um longo abraço.

---------------
O discurso completo de Zilda Arns (PDF - espanhol)

Como ajudar no Haiti

Em todos os cantos

10 comentários:

  1. Ó, eu até gostaria de encontrar com o cara, pra poder dar um tapinha nas costas e dizer: "cara, como vc tava por fora, não!?!".
    Já vc e o Michael dançando, eu não poderia encontrar... morreria - de novo - de rir ao ver vc tentando ridiculamente imitar o gênio... :)

    ResponderExcluir
  2. Mas quem eram aqueles negros que chutaram a Europa de seu terreiro com a petulância de quem inaugurava no dicionário das Américas o verbete independência? Só pode mesmo ser coisa do Capiroto, do Coisa-Ruim, do Muitos-Beiços, do Hermógenes.

    Rubens, cara, no que me toca, preferiria não encontrar o cara. Um tapinha nas costas não bastaria para amainar minha belicosidade.

    ResponderExcluir
  3. Tuco, o Alysson diz tudo em poema postado no Amarelo Fosco...

    ResponderExcluir
  4. Ô cristianismozinho dos infernos esse que vive de proclamar a ira divina contra gente sofrida.

    ResponderExcluir
  5. É um momento de dor intensa. O mundo todo precisa orar, cada um o faça como puder, ao menos homenagear com algum silêncio e, talvez, uma lágrima ou muitas. O evangelho da paz, objetivo da Dra. Zilda, agora semeado com a própria vida, vai florescer naquele lugar. Deus abençoe o Haiti.

    ResponderExcluir
  6. "quase sempre que eu ligo a TV ou rádio em um programa religioso eu tenho contade de mudar de religião".
    Lamentável.

    ResponderExcluir
  7. Olá Tuco. Não sei se vc se lembrará de mim, o pr Riva nos apresentou no parque Ramiro, no final do ano passado.

    Cara, excelente texto e abordagem. Sem falar no blog que é extremamente harmônico.
    Posso replicar seu texto em meu blog? Aproveito para convidar vc a conhecer: ecclesiareformanda.blogspot.com.

    Falando no Riva, vc vai ser entrevistado hoje né? Ele me convidou pra ir lá junto, nos falamos mais tarde...

    Abração e mais uma vez parabéns pelo blog e texto.
    Alberto Oliveira

    ResponderExcluir
  8. Oi Alberto. Quando eu vir vc pessoalmente hj de noite lembrarei com certeza.

    Replique à vontade. E obrigado.

    Vou dar uma passada na sua ecclesia sim.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Mateus
    5:22 Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

    ResponderExcluir
  10. Sergio Gaucho6:14 PM

    Gente, não devemos dar maiores considerações a esse tipo de pessoas que se dizem servos de Deus. O melhor que temos a fazer e ler a Bíblia e entender o grande amor que Deus teve por nós, em dar seu único filho para nos libertar desses filhos do diabo enganadores e disfarçados de profetas. Infelizmente o joio cresce junto com o trigo, mas a colheita e somente a colheita vai separar.

    ResponderExcluir