29 de março de 2010

Capucho de algodão

Nos dias de hoje, é proibido envelhecer. E é para isso que estão aí os cosméticos, as plásticas, as academias, as vitaminas, os hormônios, os botox, as lipos, as tinturas, a moda. Não, não. Essas coisas estão aí para gerar renda, lucro, grana, bufunfa. Mas a motivação dos clientes é, a todo custo (e às vezes paga-se muito caro), evitar a velhice. Se não for possível evitar o mal, pelo menos a aparência do mal deve ser extirpada. Uma boa aparência (leia-se, uma aparência jovial) já é mais do que suficiente para a sociedade de fachada em que vivemos.

Cresci em contato íntimo, carinhoso, profundo e amoroso com gente velha de verdade. Já falei de todos eles aqui no blog. Velhinhos simpáticos de cabelo inda mais branco que o capucho do algodão'. Talvez seja a influência desses velhinhos que parecem ter saído de livros infantis que me tenha feito amar os cabelos brancos. Tenho a sensação sincera de serem eles uma coroa que o tempo dá aos nobres para provar-lhes a bravura diante de todos. Ostentá-los deveria ser motivo de honra. Fazem par perfeito com as rugas, sulcos de história, trincheiras de sentimentos, marcas de alegria e dor que o tempo imprime na face como o manto vermelho que cobre o corpo do rei.

Faz um ano que fios brancos começaram a me aparecer sorrateiramente nas têmporas e no cavanhaque. Fios de prata sinalizando discretamente que o menino é um homem. Chegará o dia que me cobrirão a cabeça por inteiro, mostrando ao mundo que o homem é um rei. Nesse dia, a sabedoria divina há me me fazer esquecido, incontinente e fraco, para que eu jamais saiba quem me tornei, até ouvir meu novo nome diretamente da boca do Pai.


'inda mais branco que o capucho do algodão'
Frase usada por Elomar Figueira na belíssima canção 'Cantiga do Estradar'


---------
O velhinhos dA Trilha:
Arthur | Aladia | Ica | Aci
Nativos da Ilha de Santa Catarina
Arthur em vídeo/depoimento sobre Stelinha Egg

4 comentários:

  1. Vc me deixou preocupado e em dúvida. Será que por estar ficando careca eu não serei jamais um bravo nobre?
    Por outro lado, a barba não deixa dúvidas...
    Ei de me tornar um rei esquecido, incontinente e fraco, sem saber o que me tornei até ouvir meu nome da boca do Pai...

    ResponderExcluir
  2. Fique tranquilo Rubinho. Barba branca vale por cabelo :-).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela percepção critica e por ressaltar coisas que deveriam ser obvias ser percebidas por nós que somos “condicionados” no fluxo desse mundo louco.

    ResponderExcluir
  4. Hehehehe...
    Eu estou cheio desses fios brancos.

    Minha barba ainda não se compara à do Rubinho, esse sim já impondo respeito, mas estou bem mais nobre do que você, Tuco! :o)

    ResponderExcluir