31 de julho de 2008

Incríveis crentes e suas músicas maravilhosas


"O poeta pede para colocar sua cabeça nos céus.
É o lógico quem busca colocar os céus na cabeça.
E é a sua cabeça que racha."
Chesterton em 'Ortodoxia'.


Já escrevi aqui sobre os textos que mais me influenciaram no trecho mais recente da trilha que venho, aos trancos e barrancos, tentando percorrer. A lista precisa ser atualiza, por certo, porque já li outras coisas incríveis desde o último relato. Mas recentemente, influenciado pela prosa, percebi que faltava na minha lista poesia. Assim como descobri vida inteligente na prosa cristã, preciso espalhar a boa nova de que existe sensibilidade e criatividade na poesia desse país lamentavelmente gospelizado. É preciso compartilhar os lampejos de luz que irradiam de poetas sensíveis no meio da densa treva dos ministérios de louvor e seus mantras nauseantes.

Infelizmente devo lamentar o fato de que esse blog não deve ir muito além de sensibilizar um ou dois dos seus oito leitores. Mas vamos lá. Esta é minha humilde lista de sensíveis e ousados poetas cristãos brasileiros e suas músicas maravilhosas.

Sem dúvida o mais aclamado entre esses é o João. Impossível ouvir e não gostar. Já com muitos anos de estrada, poeta e profeta, vira e mexe vem com uma música provocante, direto na canela da instituição estagnada. Em Nome da Justiça, É proibido pensar e Tudo é vaidade são ótimos exemplos.

João Alexandre - www.joaoalexandre.com.br
Em nome da Justiça I Quem sou eu I República do amor I Tudo é vaidade


Outro que é figura carimbada e já tem os pés calejados é o Jorge Camargo. Suas músicas estão ficando cada vez mais profundas e densas. No link “sala de estar” do seu site tem algumas preciosidades de arrepiar. Amolece Meu Coração, com Rick Pantoja no piano, Heart of mine, Coragem. Só coisa boa. Sensibilidade para muito além da média.

Jorge Camargo - www.jorgecamargo.com.br
Amolece meu coração I Agostinho I Fale de amor I Além do Jardim I Pastores de Palavras I A Felicidade


Menos conhecidos, mas não menos espetaculares, estão dois figuras a respeito das quais, aqui nas bandas do sul, ainda não conheci ninguém que tenha ouvido falar. Terrível. E seguimos com nossas traduções meia-boca de rilsongues da vida. Silvestre e Stênio são imperdíveis.

Silvestre Kuhlmann - www.silvestre.mus.br
Louvor ao doador da vida I Chão de se arar I Supremo arquiteto


Stênio merece um pouco mais de atenção. O rapaz fisga o ponto mais doído do coração com melodia e poesia simples mas embebida em profundo significado. Se clicar nos links, acompanhe as letras com atenção. Cada estrofe vale a pena.

Stênio Marcius - www.steniomarcius.blogspot.com
Amigo do Vento I Barquinho I Estima I A Ùltima Canção I O Tapeceiro


Para quem conhece e ama a música e cultura do sertão nordestino, Diamanso é puro encantamento. Com criatividade impressionante e facilidade de cantar o evangelho sem os chavões cristãos e com profundos vínculos humanos, o cabra lembra a dupla de menestréis do sertão Elomar e Xangai. Sobre ele ainda é difícil encontrar informações na internet. Também completamente desconhecido aqui nas minhas redondezas. A música Patativa, do seu primeiro CD, me arrebatou. Mas todas as que ouvi são preciosidades.

Roberto Diamanso
Patativa


Conheci a música do Gerson graças a Henri Nouwen. Seu musical baseado no excelente livro “A volta do filho pródigo” é impecável.

Gerson Borges - www.gersonborges.com
Sem Direção
I Coração de Deus


Por incrível que pareça, esses são só alguns. Tem muita gente boa por aí (Arlindo Lima, Cintia e Silvia, Diego Venâncio, Dago Schelin...). Só falta os “levitas” e “ministros” abrirem seus olhos. Para esses, fica a dica de João no Apocalipse: quem tem ouvidos para ouvir, ouça.

Acabo de aprender a incorporar uma lista de reprodução do youtube. Se você der um play aí em baixo vai ver na sequência todos os vídeos linkados acima (excluindo o Patativa e Amolece meu coração, que não são links do youtube). Incrível.


Veja também:
Incríveis crentes e seus textos maravilhosos

Estar

0 comentários:

Postar um comentário