7 de dezembro de 2009

Como eu vinha dizendo [3]

Na minha história recente houve quem se escandalizasse com o que escrevi sobre Michael Jackson. Houve quem se incomodasse com o que compartilhei, citando o Brabo, sobre como perder Jesus de vista no livro de Atos. Houve quem ficasse magoado quando propus abandonar os bancos em favor dos becos. Houve quem dissesse que estou relativizando tudo quando digo que já não coloco ninguém nem no céu nem no inferno.

De certa forma é bom. Se fosse tudo uma unanimidade, corria o risco de me achar o tal. Mas eu, que não me sinto nem um pouco genial, fico algumas vezes inseguro em ir contra toda essa gente, muitos dos quais amigos queridos e gente de bem. Não tenho a menor vocação para rebelde. A vida inteira fui um cordeirinho. Às vezes sinto que minha cabeça e meu coração são como minha Nazaré pessoal - não pode vir nada bom de lá.

Então, para mim, é um alívio ouvir na voz de outros aquilo que, insistente e atrapalhadamente, tentei dizer. É desse sentimento que nasceram os posts 'como eu vinha dizendo' e todos os posts nas TAGs fragmentos da web e fragmentos de livros.

Agora, aí em baixo, vai mais uma citação, dessa vez um longo arquivo de áudio. Numa tentativa insegura e covarde de auto-afirmação, vou me esconder atrás do pastor batista Ed René Kivitz. Se alguém achar ruim, foi ele que disse.


Quem vai pro céu?
Melhor ficar com Paulo que com Jesus.

Ed René Kivitz
.

"A idéia de que o céu é povoado apenas por aqueles que aceitaram Jesus como seu salvador, e que declararam isso explicitamente, reduziu demais o Evangelho (...).
Identificar a população do céu por essa adesão à uma mensagem na qual se crê ou não, por aqueles que aderiram a uma crença cristã ou protestante ou evangélica, se chocou com minha leitura da bíblia (...)."






PS: Obviamente a própria idéia de céu é alegórica. Basta observar as inúmeras referências gráficas ao céu como um local cheio de nuvens e asas - e contrastar esse tipo de representação com o "novos céus e nova terra" de Isaías (Is 65.17), citado por Pedro (2Pe 3.13) e João (Ap 21). Mas esse é outro assunto.

7 comentários:

  1. Covarde que sou, sempre afirmei que minhas citações apenas exprimiam melhor do que eu mesmo poderia fazer, minhas ideias e sentimentos.
    Mas vc me desmascarou: simplesmente me escondo atrás dos outros, por medo da reprovação!!!
    Quem sabe, um dia, consigamos falar em alto e bom som o que pensamos, né?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, e creio que não és covarde, mas herói, à medida que expões tua finitude com franqueza de alma. Também penso que nem todos os crentes confessionais irão pro céu, mas penso que muitos que nunca aceitaram Jesus, e vivem fora dos guetos eclesiásticos, serão os sócios majoritários do Paraízo.
    texto intigador assim, eu amo!

    ResponderExcluir
  3. Devagar a gente chega lá, Rubinho.

    Obrigado pela visita conspirador Manoel.

    ResponderExcluir
  4. Idéia de céu é alegórica??!!

    Mas tu é um herege.

    E as ruas de ouro? O corpo glorificado? As moradas que Jesus está preparando? Os galardões que receberemos? Os juros do dízimo que demos?

    Quer dizer que isso é alegórico também?

    Assim você acaba com minhas esperanças (ainda mais depois que o Coxa caiu).

    ResponderExcluir
  5. André e Tuco,
    Alegórico? Como?
    Vcs não leram "A Cor do Encarnado"???
    O Brabo explicou tudim lá...

    ResponderExcluir
  6. Por outro lado, André, ainda durmo embalado pela esperança da ressurreição, de novo céu e de nova terra... apesar do Coxa.

    E, Rubinho, nem me fale em "cor do encarnado". O negócio tava ficando quente e aquele pecador do Paulo Brabo abandona às moscas!

    ResponderExcluir
  7. Você também é Coxa, Tuco?

    Isso sim me escandaliza.

    :P

    ResponderExcluir