26 de outubro de 2009

Compaixão tem nome

…Onde as botas e os fuzis impõem o medo, dão toque de recolher, fazem calar, ameaçam, perseguem e torturam, compaixão tem cara, cheiro e nome, pode chamar-se Dietrich Bonhoefer, Oscar Romero ou Helder Câmara, entre outros e outras.

…Onde os direitos humanos são violados, crianças são desrespeitadas, adolescentes abusados, idosos maltratados e pessoas sendo destratadas por causa da cor da sua pele, compaixão passa a ser ações concretas com cara, cheiro e nome, podendo chamar-se Nelson Mandela, Martin Luther King, entre outros e outras.

…Onde os pobres são mantidos por gerações como “intocáveis”, sem possibilidade de mudanças e quando a fome lhes impede de ter esperança e sonhos por melhores dias, compaixão tem cara, cheiro e nome, pode chamar-se William Booth, Madre Teresa de Calcutá ou Irmã Dulce, entre outros e outras.

…Onde uma nação é invadida, suas manifestações culturais proibidas, a violência normatizada e a incoerência entronizada, compaixão tem cara, cheiro e nome, pode chamar-se Mahatma Ghandi, entre outros e outras.

…Onde a natureza é explorada de forma gananciosa, sem nenhum compromisso com as gerações vindouras, compaixão tem cara, cheiro e nome, tem greve e discurso ainda que feito por um matuto como Chico Mendes, entre outros e outras.

…Onde a hipocrisia é quem manda, o fingimento é quem que reina e a falta do uso da razão é espiritualizada, compaixão tem cara, cheiro e nome, pode chamar-se Rubem Alves, entre outros e outras.

…Onde o analfabetismo é bem visto, o subemprego bem quisto e esse salário mínimo defendido, compaixão tem cara, cheiro e nome, pode chamar-se Darci Ribeiro ou Paulo Freire, entre outros e outras.

…Onde… compaixão é qualquer ação, feita especialmente em nome e por amor a Jesus, consciente ou inconsciente, espontânea ou não, que de alguma forma tira-nos do comodismo, do individualismo, do esquizofrenismo, das nossas dores, dos nossos desamores, dissabores e sofrimentos e leva-nos à identificação com o pobre, com o necessitado, com a dor alheia, impulsionando-nos a defender, a promover, a participar e a apoiar ações que visem o bem da coletividade.

Que o Eterno nos ajude a crescer em compaixão.

Compilação de texto de Maruilson Souza,
citado por Ebenezer na Pedra de Ajuda.
O texto completo está aqui.

2 comentários:

  1. Muito bom o blog, possuo um sobre literatura Cristã, é o www.literaturaprotestante.blogspot.com

    Espero sua visita
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. "Que o Eterno nos ajude a crescer em compaixão".

    Amem!

    ResponderExcluir