15 de dezembro de 2008

Resgates compulsórios [3]

Incríveis histórias medíocres de montanha – a série

16.

Certo dia, enquanto usufruíamos daquela rocha maravilhosa, desgastando as pontas dos dedos, deliciados pela dor provocada pelos cristais rasgando a pele, fomos solicitados para um socorro. As gurias estavam nervosas indicando seu amigo, que fora também o guia daquela aventura, e vinha morro abaixo pulando em um pé só. Nos dispusemos de pronto a acompanhar o rapaz. Mas macho que é macho, herói que é herói, guia que é guia, não pede água. O rapaz era gigante. Perto de dois metros, cada coxa devia ser maior que a minha cintura. Saiu saltitando, obstinado, feito um saci, suave como um mastodonte. Tentamos alertar-lhe sobre a pressão no joelho, os riscos de torções e tropeções, mas ele seguiu pulando, confiante no seu taco. As meninas o acompanharam angustiadas e nós voltamos à carga.

Enquanto nos preparávamos para voltar às rochas, as moças retornaram, ofegantes, com a notícia inevitável. Descemos até o rapaz com mala e cuia. Não teríamos mais tempo para escalar mesmo. Empacotamos todo o equipamento e fomos ao encontro do herói, que estava desabado num canto da trilha, gemendo como bambu no vento. Devia pesar uns 150 quilos, o infeliz. Foi apoiado em nossos ombros até o ponto de ônibus. Dias depois, recebemos a notícia de que havia quebrado os dois tornozelos. Dizem por aí, com muita propriedade e pouca educação, que a inveja é uma merda. O orgulho também é.

_____

Acompanhe:
Incríveis histórias medíocres de montanha – a série
1. Apresentação
2. O menino de asas
3. Queda livre

4. Às vezes falha
5. O Raio que o parta
6. Sopão
7. Cadê o caroço
8. Do piso ao teto
9. A chave da terra de Malboro
10. Meia lua inteira
11. Gênesis
12. Macacos me mordam
13. O Eterno
14. Resgates compulsórios 1
15. Resgates compulsórios 2
16. Resgates compulsórios 3

Um comentário:

  1. Com pouca educação ouso dizer que merda por merda, prefiro a inveja que o orgulho. Um é decorrente da falta de auto-estima; outro, do excesso.
    Difícil mesmo é ficar no meio... e ter que carregar caras de 150 quilos!!!

    ResponderExcluir