22 de dezembro de 2008

Resgates compulsórios [4]

Incríveis histórias medíocres de montanha – a série

17.

A noite havia caído um pouco precocemente, empurrada pela chuva. Descíamos a trilha encharcados e à luz de lanternas. Não era nada tão complicado para quem já havia passado por ali centenas de vezes. Difícil mesmo era estar ali, naquela situação, sem lanterna, e sem conhecer o caminho. Pois foi exatamente nessa condição que encontramos os dois casais na trilha. Caminhavam na escuridão total, tateando o mato, um pé depois do outro, quase sem sair do lugar. Ainda tinham um longo percurso até chegar ao destino.

Solícitos como sempre, nos oferecemos, conforme havíamos aprendido na escola dominical, para ser lâmpadas para os pés, e luz para o caminho. As mulheres, infinitamente mais sábias e humildes que qualquer marmanjo, aceitaram na hora. Os homems, primatas pouco evoluídos e carentes de mostrar sua virilidade diante de seus pares, tentaram desconversar e seguir adiante na escuridão, mas não foram longe. Depois de sair da trilha algumas vezes, e depois de alguns tombos hilários, cederam e aceitaram nossa luminosa companhia.

Acompanhamos lentamente os casais, apoiando, escorando, iluminando, esperando, incentivando, motivando, até chegarmos à estrada de terra. Íamos seguindo pela estrada, percorrer o longo trecho até o ponto de ônibus e encarar a longa espera e a longa viagem até o centro, que precederia a longa caminhada até em casa, quando percebemos que nossos companheiros dirigiram-se sorrateiros para a beira do caminho em direção à dois belos carros estacionados. Que alegria, carros! Veículos quentinhos e rápidos. Iluminamos o caminho até eles. Iluminamos as fechaduras para facilitar a introdução da chave. Iluminamos as mochilas, o porta-malas. Iluminamos as portas batendo, os acenos com as mãos, a partida, o adeus. Iluminamos a estrada vazia e o longo percurso até o ponto de ônibus. De lá, seguimos encharcados e gelados para casa.

_____

Acompanhe:
Incríveis histórias medíocres de montanha – a série
1. Apresentação
2. O menino de asas
3. Queda livre

4. Às vezes falha
5. O Raio que o parta
6. Sopão
7. Cadê o caroço
8. Do piso ao teto
9. A chave da terra de Malboro
10. Meia lua inteira
11. Gênesis
12. Macacos me mordam
13. O Eterno
14. Resgates compulsórios 1
15. Resgates compulsórios 2
16. Resgates compulsórios 3
17. Resgates compulsórios 4

4 comentários:

  1. Pois vc não sabe, mas vou te contar. O carro que ia na frente foi obrigado a uma freada brusca, o de trás não freou, bateram, com o chão molhado, rodopiaram, e foram acabar numa ravina. Só resgataram os carros, destruídos, 3 dias depois.
    Pra vc ver...

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Rubinho, não era pra tanto.
    Dois pneus furados em cada carro já estava de bom tamanho.

    ResponderExcluir