8 de dezembro de 2008

Resgates compulsórios [2]

Incríveis histórias medíocres de montanha – a série

15.

Nos primeiros e empolgados anos de montanhismo, passava boa parte do meu tempo nos fundos de uma loja do ramo, onde havia um pequeno muro de escalada. Matei muita aula para brincar ali. Aparecia sempre atrasado nas aulas de desenho mecânico, com os dedos encardidos de magnésio e hipersensibilizados pelas agarras altamente abrasivas que se usava antigamente. Segurava a lapiseira com a mão tremendo e exalava aquele cheiro típico de magnésio, poeira, suor e nylon. Numa dessas noites, enquanto matava aula com a nobre intenção de me tornar um exímio escalador, encontrei uma espécie inédita de saco de dormir gigante no meio da habitual bagunça de agarras, tecidos, nylons, lã sintética, pedaços de cordas e equipamentos velhos. Não tinha buraco para cabeça. Fechava inteiro, de um lado a outro, e possuía estranhas alças nas laterais. Sem titubear, resolvi experimentar a novidade. Estava lá dentro, com o zíper fechado, quando ouvi aquela voz fúnebre:

- Onde é que está aquele saco onde carregamos o morto ontem?

Um rapaz havia despencado de duzentos metros em um acidente besta no Marumbi. Seu corpo foi carregado, no dia anterior, no saco onde eu me encontrava. Foi meu primeiro contato com a tragédia montana.

_____

Acompanhe:
Incríveis histórias medíocres de montanha – a série
1. Apresentação
2. O menino de asas
3. Queda livre

4. Às vezes falha
5. O Raio que o parta
6. Sopão
7. Cadê o caroço
8. Do piso ao teto
9. A chave da terra de Malboro
10. Meia lua inteira
11. Gênesis
12. Macacos me mordam
13. O Eterno
14. Resgates compulsórios 1
15. Resgates compulsórios 2

5 comentários:

  1. Huuummm, vejo uma inclinação suicida aí. Veja bem: gosto por esportes perigosos - escaladas, parapentes -, tendência a se enfiar em sacos de carregar mortos, e blogueiro...
    Algo não me cheira bem!!!

    ResponderExcluir
  2. O Futebol, esporte mais perigoso do mundo que já me causou 3 fraturas, eu larguei.

    ResponderExcluir
  3. 3 fraturas e alguns pontos...
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Curiosidade, aventura, o que seria da vida sem essas coisas... quantas vezes estamos dentro dum mesmo saco onde outros morreram? Se vc soubesse que era para aquilo vc teria entrado? provavelmente não...rs ou sim?

    ResponderExcluir
  5. Suspeito que não, Diego.

    ResponderExcluir