7 de novembro de 2007

O movimento pelo movimento

"Estou certo de que você já constatou que todos os anos seu celular, seu computador, os jogos que você utiliza - e tudo o mais - mudam: as funções multiplicam-se, as telas aumentam, colorem-se, as conexões da internet melhoram, etc. (...) Quem pode acreditar seriamente que vamos ser mais livres e mais felizes porque no ano que vem o peso de nosso aparelho de MP3 vai diminuir pela metade, ou sua memória duplicar? Conforme o desejo de Nietzsche, os ídolos morreram: de fato, nenhum ideal inspira mais o curso do mundo, só existe a necessidade absoluta do movimento pelo movimento".

Ao que tudo indica, o texto é de um tal de Rafael Campoy, que foi citado por J. Roberto Whitaker Penteado, no jornal Propaganda & Marketing, que, por sua vez, foi citado no polivalente blog do Pavarini (os que odeiam as imprecisões e superficialidades da internet – especialmente dos blogs – ficariam horrorizados com esse parágrafo).

Dura constatação. O movimento pelo movimento. Nada mais.

Eu até tenho uma bela proposta de um ideal a seguir. Mas não tenho coragem de segui-lo e, como conseqüência, sinto dificuldade em divulgar a proposta. Tenho falado sobre ela, meio reticente, em pequenos grupos subversivos aqui e ali. Tenho postado algo ainda informe aqui no blog, na busca desse ideal. Mas sou tímido demais, lento demais, pensativo demais, observador demais, medroso demais.


Mas vou seguir caminhando, a passo de lesma, rumo a esse ideal, e tentando levar algum infeliz comigo. Vamos ver até onde aguento.

Tentativas anteriores de mencionar o indigesto ideal:

Escuridão em Calcutá
Te cuida dos alçapão
O salto no vazio
Não há vida sem morte
Um momento pode valer uma vida
Muros e pontes
Evangelho e cultura
Nem no céu, nem no inferno

3 comentários:

  1. Me considere teu companheiro de caminhada neste passo de lesma rumo a um ideal de vida que ainda não sabemos definir com segurança.

    Também me sinto insatisfeito com o mundo em que vivemos, mas tão preso a ele que me é difícil qualquer passo de mudança.

    ResponderExcluir
  2. Continue tentando...
    Daqui do meu cantinho, continuarei tb.

    ResponderExcluir